Estamos constantemente cercados por distrações, dificultando o foco em apenas uma coisa de cada vez
Redação Publicado em 14/11/2022, às 14h00
Sentindo-se distraído? Aprender a estar mais presente pode ajudar a saborear melhor o mundo ao seu redor. Imagine isso: você está sentado no seu sofá, assistindo a um filme enquanto come pipoca, percorrendo o Instagram e ouvindo sem entusiasmo a(o) parceira(o) falar sobre seu dia de trabalho. O tempo todo, você está pensando em uma tarefa que precisa fazer na próxima semana.
Mais tarde, quando você está na cama, percebe que não entendeu direito o filme, não aproveitou a pipoca ou ouviu o que quem estava ao seu lado disse. O pior é que você não se sente relaxado ou rejuvenescido. Estamos constantemente cercados por distrações, dificultando o foco em apenas uma coisa de cada vez. Estresse, ansiedade e arrependimento também podem dificultar o foco no momento presente. Mas viver o momento, embora difícil, pode beneficiar seus relacionamentos, produtividade e, mais importante, bem-estar geral.
Viver o momento é prestar atenção ao aqui e agora. Em vez de deixar sua mente vagar, você está focado em suas ações, sensações e ambientes atuais.
Estar atento pode ser difícil, mas é uma habilidade que você pode aprimorar com a prática. Certos exercícios e rotinas podem ajudar a viver o momento. Confira:
A maioria de nós se envolve em algumas multitarefas a maior parte do tempo. Enquanto você está lendo isso, pode estar comendo, assistindo uma série ou filme pela metade ou ouvindo música. Embora seja difícil evitar totalmente a multitarefa, é uma boa ideia pensar em como fazemos isso. Você pode pensar que pode manter uma conversa enquanto estuda ou atualiza uma planilha. No entanto, pesquisas sugerem que a multitarefa torna mais difícil se concentrar, regular suas emoções e lembrar de informações importantes. Em alguns casos, multitarefa é bom – por exemplo, você pode achar seu trajeto matinal mais agradável se ouvir um podcast enquanto dirige.
Mas você pode se beneficiar se tentar a monotarefa de vez em quando. Monotarefa é quando você se concentra em uma tarefa por vez – e isso pode beneficiá-lo quando estiver estudando ou trabalhando. Como não está mudando freneticamente sua atenção de uma tarefa para outra, a monotarefa pode ajudá-lo a estar mais presente e atento.
Por mais simples que pareça, a respiração consciente pode ser uma ferramenta poderosa para gerenciar suas emoções, melhorar seu bem-estar mental e aprender a viver o momento. A respiração pode ensiná-lo a prestar atenção às suas sensações corporais. Muitas vezes, envolve focar na sensação de inspirar e expirar, no som da respiração e na maneira como seu corpo responde à respiração. Se você estiver interessado na respiração consciente, experimente algumas técnicas de respiração profunda.
É quase impossível falar sobre viver o momento sem mencionar a meditação. Afinal, meditar é aprender a estar presente em seu corpo e mente. Há muitas maneiras de praticar a meditação, mas um dos métodos mais simples é sentar-se em um espaço silencioso com os olhos fechados. Deixe seus pensamentos irem e virem, mas concentre-se em sua respiração em vez de ficar preso em seus pensamentos. A meditação fica mais fácil com a prática. Considere fazê-la por cinco ou dez minutos todos os dias. Com o tempo, você começará a notar os benefícios. Você também pode usar um aplicativo de meditação, como Headspace e Calm, se quiser mais orientação.
Se você quiser levar sua prática de atenção plena para o próximo nível, considere tentar a redução do estresse baseada em atenção plena (MBSR). Em 1979, Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Estresse e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts, desenvolveu um programa de atenção plena baseado em práticas budistas tradicionais de atenção plena e meditação. Este programa mais tarde tornou-se MBSR. Atualmente, várias entidades oferecem o curso.
O exercício geralmente exige que façamos uma pausa e nos concentremos em nossos corpos e na respiração. O movimento consciente pode ajudá-lo a se sentir mais presente e conectado ao seu corpo. Embora todos os exercícios possam ser feitos com atenção plena, certas formas de movimento enfatizam o foco na respiração e nas sensações do corpo. Esses exercícios incluem: ioga, tai chi, qijong e pilates.
Se as formas de exercício acima não são o seu estilo, tente fazer uma caminhada lenta e consciente. Em vez de pensar em sua lista de tarefas ou em uma discussão que teve com um ente querido, volte suavemente sua atenção para sua caminhada. Tente prestar atenção à sua respiração, postura e ambiente.
As distrações nem sempre são ruins. Quando você está com raiva, triste ou ansioso, uma distração rápida pode ajudá-lo a acalmar os pensamentos acelerados antes de se sentar e processar suas emoções. No entanto, se você perceber que algo está dificultando a você estar presente, tente reduzir isso. Por exemplo, se ouvir seu podcast favorito torna difícil saborear seu café da manhã, experimente fazer a refeição de modo silencioso. Se for muito tentador pegar seu celular enquanto revisa seu dia com a(o) parceira(o), coloque o aparelho em outra sala. Parece simples, mas reduzir as distrações pode facilitar o foco no “aqui e agora”, especialmente quando sua força de vontade é baixa.
Ter um diário é uma ótima maneira de prestar atenção aos seus pensamentos. Muitas pessoas usam o diário para alívio do estresse e bem-estar emocional. A escrita livre, técnica literária também conhecida como escrita de fluxo de consciência, é quando você escreve tudo o que vem à cabeça, à medida que isso vai surgindo. Quando você começa a escrever livremente, pode perceber que tem muitos pensamentos – tanto que é difícil escrevê-los antes de passar para o próximo pensamento. Isso pode ensiná-lo a desacelerar seus pensamentos e prestar mais atenção a eles. Se a escrita livre não é a sua praia, tente usar os prompts diários.
Viver o momento significa prestar atenção às suas experiências presentes em vez de deixar sua mente ficar presa em pensamentos estressantes e perturbadores. Pesquisas mostram que a atenção plena, que é estar ciente de seu entorno e corpo no presente, pode ter uma série de benefícios.
Os benefícios incluem:
-melhorar o relacionamento com os outros;
-reduzir o estresse;
-aprimorar a capacidade de se concentrar;
-ajudar a controlar a ansiedade.
Além disso, estar presente pode ajudar a:
-saborear experiências agradáveis;
-prestar atenção quando estiver com seus entes queridos;
-concentrar-se totalmente em afazeres ou tarefas;
-pensar profundamente ao desfrutar de um livro ou filme.
Fonte: Psych Central
Veja também:
acalmar pensamentos acelerados ou pensar demais
Você se distrai com facilidade? Veja 8 dicas para lidar com isso
7 dicas preciosas para quem tem dificuldade em manter o foco
Tenho pensamentos que não me deixam dormir; o que fazer?
ENEM: 7 dicas de concentração para antes e depois da prova