Redação Publicado em 16/11/2023, às 14h00
Nem todo mundo faz o "número 2" com regularidade. A constipação, ou intestino preso, é uma condição em que a pessoa não evacua de maneira saudável com frequência. E isso causa desconforto, gases e pode até afetar o humor.
Cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam o hospital devido à dor causada pela constipação grave todos os anos, de acordo com a American Gastroenterological Association. Mas mesmo casos menos graves podem causar irritação e devem ser tratados. Aqui está o que você deve saber sobre esses sintomas:
As pessoas podem usar o banheiro em quantidades diversas. Pode ser uma vez por dia, algumas vezes por dia ou uma vez a cada dois dias. Mas os médicos começam a considerar como um quadro de prisão de ventre quando a pessoa não evacua pelo menos três vezes por semana, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK).
O ideal é que a evacuação não exija esforço demais, nem cause dor. Se você precisa sempre se movimentar, balançando para frente e para trás, empurrando ou fazendo força para evacuar, há uma boa chance de estar com constipação.
Você conhece aquela sensação de quando seu estômago se sente distendido e cheio? Isso pode ser um sinal de constipação. A razão para isso é que, sem uma evacuação completa, há um acúmulo de ar no intestino.
Se você faz cocô, mas ainda não se sente “leve”, isso também é sinal de constipação. Há uma boa chance de que ainda tenha restado algo na última parte do cólon, chamada cólon sigmoide, que está ligada ao reto.
É possível, para algumas pessoas com evacuações normais ou com diarreia, que a evacuação pareça incompleta, mesmo que não haja mais fezes para evacuar. Existe um termo especial para isso, chamado "tenesmo", mas isso é menos comum e pode ter relação com algum problema de saúde.
Se você notar que está liberando gases com mais frequência do que o normal, isso pode estar relacionado à constipação. Também é comum que as pessoas com prisão de ventre tentem resolver o problema com uma ingestão maior de fibras. O problema é que, se o consumo de água não for suficiente, o excesso de fibras pode até agravar a formação de gases.
Para evitar a constipação, você deve:
Se você estiver há vários dias sem evacuar, consulte um profissional de saúde para obter orientações sobre uso de laxantes ou supositórios.
A médica Débora Poli, mestre em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo, ressalta que se a pessoa chegar a um ponto em que mesmo com muitos laxantes não consegue evacuar, por exemplo, pode ser necessário fazer lavagens intestinais no hospital. “Mas é importante destacar que isso deve ser feito em hospital. Tem gente que usa ducha higiênica ou chuveirinho em casa, o que é totalmente desaconselhado”, comenta Débora.