Manter a garrafinha de água por perto e não gritar são medidas que ajudam muito
Tatiana Pronin Publicado em 16/04/2023, às 10h00
Nossa voz é como um cartão de visitas: diz muito sobre nossa personalidade, educação e estado emocional. Tem impacto direto nos nossos relacionamentos e até no sucesso profissional. Por isso, vale a pena ter mais consciência do "sistema operacional" envolvido nessa função e tomar alguns cuidados.
O som da nossa voz é produzido pela vibração das cordas vocais, duas faixas de tecido muscular liso posicionadas uma em frente à outra na laringe. Quando não estamos falando, as cordas vocais estão abertas para que possamos respirar. Mas, no momento em que começamos a falar, elas se encaixam enquanto o ar dos pulmões passa, fazendo-as vibrar.
Essas vibrações produzem ondas sonoras que viajam através da garganta, do nariz e da boca, que atuam como cavidades ressonantes para modular o som. Ou seja, a qualidade da voz (tom e volume, por exemplo) é determinada pelo tamanho e pela forma das cordas vocais e também por essas cavidades. Isso explica por que as pessoas têm vozes tão diferentes.
Veja, a seguir, algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para evitar problemas vocais.
1 - Em vez de forçar a voz, procure articular melhor as palavras. Faltar alto demais pode levar a problemas como rouquidão.
2 - Quem fala muito durante o dia deve andar sempre com uma garrafa de água por perto, e tomar goles frequentes para manter as cordas vocais bem hidratadas.
3 - Maçãs são ótimas aliadas da saúde vocal: além de limpar as cordas vocais, o próprio ato de morder e mastigar a fruta ajuda a exercitar os músculos envolvidos na articulação.
4 - Use roupas confortáveis que não atrapalhem a movimentação do diafragma, abdômen, tórax e pescoço ao falar.
5 - Se você trabalha no computador ou fala muito sentado(a), não se esqueça de fazer pausas para se alongar e cuidar da postura, já que tensões também interferem na voz.
6 - Evite gritar, forçar gargalhadas ou usar um tom de voz que não é o seu natural. Se você é ator ou atriz e precisa fazer isso, vale a pena contar com a orientação de um especialista em voz.
7 - Antes de apresentações longas, evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate. E não esqueça de fazer pausas para tomar água.
8 - Não se esqueça que consumir álcool em excesso e fumar prejudicam muito a sua voz!
9 - Se você sente dor após falar muito, tem falhas constantes na voz, rouquidão ou pigarro, procure um médico ou fonoaudiólogo. Não fique esperando o problema passar por conta própria.
Ouça também:
Fico rouca com frequência; preciso de ajuda?
Mesmo após a puberdade minha voz continua fina, e agora?
Bebês prematuros sentem menos dor quando ouvem a voz da mãe
Vocalização copulatória: as fêmeas de primatas e seus gemidos no sexo