Doutor Jairo
Leia

Xingar alto pode aumentar a força física, mostram experimentos

Imagem Xingar alto pode aumentar a força física, mostram experimentos

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h47 - Atualizado às 23h54

Se você não consegue ficar sem falar palavrão, saiba que agora tem uma boa desculpa para manter seu mau hábito: uma pesquisa mostra que soltar o verbo em alto e bom som pode aumentar a força física.

Este não é o primeiro estudo a observar os benefícios dos xinagmentos para a saúde. Um deles sugeriu que gritar palavrões melhora a tolerância a dor, e outro, que aumentaria a capacidade de aguentar o frio. A teoria dos cientistas é que, ao soltar o verbo, as pessoas ativariam uma reação de “luta ou fuga”, e isso reduziria a sensação de dor.

Algumas doenças tornam as pessoas mais propensas a falar palavrões, como lesões cerebrais e depressão em idosos, bem como demência, encefalite e síndrome de Tourette (conhecida como “tique nervoso”). É por isso que o tema tem sido estudado há bastante tempo.

O pesquisadores da Universidade de Keele, no Reino Unido, fizeram um experimento duplo. Na primeira fase, 29 jovens adultos, de 21 anos de idade, em média, tinham que peladar numa bicicleta ergométrica em alta velocidade e por pouco tempo. Na primeira vez, tinham que repetir uma palavra neutra em voz alta. Na segunda, um palavrão.

Na segunda parte do experimento, 52 participantes com 19 anos de idade, em média, fizeram um teste similar em um aparelho que mede a força das mãos.

Os benefícios dos xingamentos ficaram claros para os pesquisadores. No exercício aeróbico, ajudou os participantes a pedalar com mais força – cerca de 24 watts a mais. E no teste de esforço para as mãos, houve um aumento de 2 kg, em média.

Os resultados foram apresentados na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia  e divulgada no site Medical News Today. Outros estudos devem ser feitos, no futuro, para entender melhor o que está por trás desse benefício.