O tipo mais praticado no Brasil é o hatha yoga, que combina posturas físicas e respiração consciente
Redação Publicado em 05/10/2024, às 10h00
O yoga é praticado por aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma disciplina com milhares de anos com raízes espirituais e filosóficas. Muitos que o praticam, especialmente nos EUA, buscam os benefícios físicos. No entanto, existem também benefícios poderosos para a saúde mental.
Existem muitos tipos de yoga. O mais praticado tanto nos EUA quanto no Brasil é o hatha yoga, que combina posturas físicas e respiração consciente. O yoga pode melhorar o equilíbrio, a flexibilidade, a amplitude de movimento e a força. Também pode melhorar a saúde mental, embora esses benefícios sejam mais difíceis de mensurar. De acordo com muitos estudos, o yoga pode:
1-Liberar substâncias químicas úteis no cérebro: a maioria dos exercícios desencadeia a liberação de substâncias químicas no cérebro "que fazem você se sentir bem". Essas substâncias químicas que melhoram o humor incluem mensageiros cerebrais como dopamina, serotonina e norepinefrina. Embora os movimentos do yoga sejam lentos e controlados, eles ainda elevam sua frequência cardíaca, fazem os músculos trabalharem duro e estimulam a liberação de substâncias químicas cerebrais. Como resultado, a prática pode deixá-lo mais feliz.
2-Aliviar a depressão: estudos mostram que o yoga pode aliviar a depressão. Pesquisadores descobriram que ele é comparável a outros tratamentos, como medicamentos e psicoterapia. Yoga geralmente é barato e não causa os mesmos efeitos colaterais de muitos medicamentos. Pode até mesmo beneficiar aqueles com transtorno depressivo maior. O uso da prática para depressão precisa de mais estudos porque não há muitos ensaios controlados.
3-Reduzir o estresse: quando os americanos responderam a uma pesquisa sobre por que praticavam yoga, 86% deles disseram que isso ajudava a lidar com o estresse. O aperto e o relaxamento dos músculos podem reduzir a tensão. Você também pode se beneficiar da atmosfera pacífica, da música calmante e da atitude positiva que encontrará na maioria das aulas de yoga.
4-Alivar a ansiedade: o treinamento respiratório incluído no yoga pode ser especialmente eficaz, pois há uma relação entre ansiedade e problemas respiratórios. Se você foi diagnosticado com um transtorno de ansiedade, yoga pode não ajudar tanto, mas, ainda assim, alguns psicólogos o estão usando para complementar outras formas de terapia.
5-Melhorar o sono: pesquisas sugerem que yoga pode melhorar o sono. Isso pode ser especialmente verdadeiro para adultos mais velhos. Em um estudo com pessoas com mais de 60 anos, os participantes relataram um aumento na qualidade e na quantidade de seu sono. Eles também aumentaram sua eficiência do sono, que mede a porcentagem de tempo na cama realmente gasto dormindo.
6-Melhorar a vida social: se você frequentar uma aula de yoga presencial, poderá se beneficiar da interação com outras pessoas do seu grupo. Os laços sociais podem afetar positivamente a saúde mental e física. Além disso, agir em uníssono com os outros, às vezes chamado de sincronia, traz benefícios sociais únicos. Mover-se e respirar ao mesmo tempo que os outros pode lhe dar uma sensação de pertencimento e promover a ligação com o grupo.
7-Promover outros hábitos saudáveis: se você pratica yoga, pode estar mais propenso a escolher alimentos mais saudáveis. Yoga também pode ser uma porta de entrada para outros tipos de atividade física. A exposição a outras pessoas preocupadas com a saúde pode inspirá-lo a fazer outras mudanças positivas no estilo de vida.
Além desses benefícios, yoga pode ser benéfico para aqueles que tentam perder peso, parar de fumar e controlar doenças crônicas. Claro, seus resultados podem variar. Seu resultado pode depender de sua atitude, da qualidade de sua instrução e do tipo de yoga praticado.
A melhor maneira de aprender yoga é com um professor qualificado, seja em uma sessão particular ou em grupo. Um professor pode corrigir posturas e mostrar como modificá-las, se necessário. Você pode usar blocos, tiras e outros itens para tornar algumas posturas mais fáceis. E pode até fazer yoga em uma cadeira em vez de no chão.
Também é possível aprender yoga on-line ou por meio de um livro ou DVD. Mas a melhor maneira de evitar lesões é fazer uma aula presencial. Depois de aprender o básico, você pode usar livros e vídeos para ajudar a praticar. Você se beneficiará mais se fizer em casa entre as aulas presenciais, e as on-line podem manter sua prática fora do grupo interessante. Se você se sentir confortável fazendo yoga em casa, poderá praticar quando sentir mais estresse, insônia ou outros desafios.
Yoga é uma atividade de baixo risco, mas pode causar lesões, principalmente torções ou distensões. Técnica ruim, condições preexistentes ou simplesmente tentar posições muito difíceis podem causar lesões. Algumas podem ser atribuídas a professores com treinamento inadequado. O risco de lesão não impede a maioria dos fãs de yoga de praticar. Entre aqueles que se machucaram enquanto praticavam yoga, menos de 1% desistiram.
Os riscos são maiores para indivíduos mais velhos, que podem ter menos força muscular e menor densidade óssea. Você deve conversar com seu médico sobre seu programa de exercícios se sofrer lesões. Além disso, nunca deve usar a prática de yoga como um substituto para cuidados médicos.
Fonte: WebMD
Afinal de contas, você sabe o que é saúde mental?
5 posições de yoga que podem ajudar contra a endometriose
Entenda como o yoga pode te ajudar a perder peso
Exercícios de yoga e de respiração podem ajudar crianças com TDAH