Em alguns vídeos virais na redes sociais, parece que a nova moda é usar maquiagem para reforçar as olheiras. Enquanto algumas jovens acham que as marcas abaixo dos olhos deixam a aparência mais "sexy", porém, a maioria das mulheres faz o possível para disfarçar o problema com cremes, bases e corretores.
Na maioria das vezes, o motivo principal para o aparecimento de olheiras é o fator hereditário. Ou seja, se seu pai ou sua mãe tem olheiras é maior a chance de você ter o mesmo problema e, neste caso, elas podem aparecer muito cedo, inclusive na infância. Isso ocorre devido ao formato do crânio; os músculos e gordura da face acabam não tendo suporte suficiente para as áreas ao redor dos olhos, gerando as famosas e incômodas olheiras.
Outro grupo são as pessoas que sofrem com a privação de sono, ou porque dormem muito pouco ou porque apresentam alguma disfunção no ciclo do sono, levando à insônia. Este grupo também tem maior chance de apresentar olheiras devido ao cansaço que gera maior desidratação da pele ao redor dos olhos.
Além disso, uso de drogas lícitas (como o álcool e cigarro) e ilícitas também provocam maior desidratação da pele, podendo gerar o problema.
As características das olheiras podem ser variadas. Elas podem se apresentar como vincos profundos ou leves, seguindo o trajeto do sulco lacrimal (caminho por onde a lágrima escorre quando choramos); podem surgir como um escurecimento ao redor dos olhos, devido ao depósito do pigmento melanina (aliás, podendo estar presente ao redor de todo o olho); ou podem serem arroxeadas, devido à maior vascularização (aumento de vasos sanguíneos) abaixo da pele.
O tratamento vai depender do tipo de olheira que você tem. Um dermatologista vai saber o melhor para o seu caso.
Nos casos de depressões na região abaixo dos olhos, o preenchimento com ácido hialurônico é capaz de resolver totalmente o problema.
Já as olheiras escuras podem ser tratadas com clareadores e filtros solares adequados para essa região, enquanto as olheiras roxas podem melhorar através do tratamento com laser.
Não se deve esquecer, ainda, de hidratar bem a área dos olhos e evitar água quente e sabonetes que ressecam esta região. Tomar água também é fundamental, assim como ter uma vida saudável e umas boas horas de sono.
Lilian Akemi Ota (dermatologista)
Médica dermatologista de São Paulo, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da American Academy of Dermatology. @lilian_ota