Olheiras: entenda as causas, os tipos e como tratar

Apesar das exceções, a maioria das mulheres faz o possível para disfarçar o problema

Lilian Akemi Ota (dermatologista) Publicado em 01/03/2021, às 14h00

Apesar de vídeos virais ensinarem como reforçar as olheiras, a maioria das mulheres quer escondê-las - Freepik

Em alguns vídeos virais na redes sociais, parece que a nova moda é usar maquiagem para reforçar as olheiras. Enquanto algumas jovens acham que as marcas abaixo dos olhos deixam a aparência mais "sexy", porém, a maioria das mulheres faz o possível para disfarçar o problema com cremes, bases e corretores. 

O que causa olheiras?

Na maioria das vezes, o motivo principal para o aparecimento  de olheiras é  o fator hereditário.   Ou seja, se seu pai ou sua mãe tem olheiras é maior a chance de você ter o mesmo problema e, neste caso, elas podem aparecer  muito cedo, inclusive na infância. Isso ocorre devido ao formato do crânio; os músculos e gordura da face acabam não tendo suporte suficiente para as áreas ao redor dos olhos, gerando as famosas e incômodas  olheiras.

Outro grupo são as pessoas que sofrem com a privação de sono, ou porque dormem muito pouco ou  porque apresentam alguma  disfunção no ciclo do sono, levando à  insônia. Este grupo também  tem maior chance de apresentar olheiras devido ao cansaço que gera  maior desidratação  da pele ao redor dos olhos.

Além  disso, uso de drogas lícitas (como o álcool e cigarro) e ilícitas também provocam maior desidratação da pele, podendo gerar o problema.

As características das olheiras podem ser variadas. Elas podem se apresentar como vincos profundos ou leves, seguindo o trajeto do sulco lacrimal (caminho por onde a lágrima escorre quando choramos); podem surgir  como um escurecimento ao redor dos olhos, devido ao depósito do pigmento melanina (aliás, podendo estar presente ao redor de todo o olho); ou podem serem arroxeadas, devido à  maior vascularização (aumento de vasos sanguíneos) abaixo da pele.

Como tratar? 

O tratamento vai depender do tipo de olheira que você tem. Um dermatologista vai saber o melhor para o seu caso.

Nos casos de depressões na região abaixo dos olhos, o preenchimento com ácido hialurônico é capaz de resolver totalmente o problema.

Já as olheiras escuras podem ser tratadas com clareadores e filtros solares adequados para essa região, enquanto as olheiras roxas podem melhorar através do tratamento com laser.

Não se deve esquecer, ainda, de hidratar bem a área dos olhos e evitar água quente e sabonetes que ressecam esta região. Tomar água também é fundamental, assim como ter uma vida saudável e umas boas horas de sono.

saúde olheiras olhos

Leia também

Transtorno leva jovens a riscos em busca de perfeição inalcançável


Marília Mendonça recebe críticas sobre sua aparência nas redes sociais; como isso afeta a saúde mental?


Como saber se minha filha está com anorexia?


Fotos modificadas aumentam encanação com pequenas imperfeições