Redação Publicado em 04/06/2022, às 10h00
“Doutor, estou pensando em me tornar vegetariano ou vegano e queria saber se é possível comer proteína suficiente para manter a nossa saúde que não seja vinda da carne”
Sim, é possível consumir proteína que não seja de origem animal. Existem algumas dicas gerais, mas, antes de qualquer coisa, seria muito importante conversar com um profissional de nutrição para receber as orientações adequadas.
É comum associarmos uma maior fonte de proteínas aos alimentos de origem animal, como carne, ovos e laticínios, porém, diversos outros alimentos de origem vegetal também são ricos nesse tipo de nutriente.
A seguir, confira boas fontes de proteínas vegetais para você adicionar à sua alimentação independente de se você segue uma dieta vegetariana:
Bons exemplos de fontes de proteínas vegetais são as leguminosas, como o grão-de-bico, o feijão, a lentilha, a ervilha, a soja e o amendoim. O aporte proteico das leguminosas pode variar um pouco, mas fica entre 10 e 12 gramas do nutriente por porção de 100 gramas.
Alguns cereais e sementes também são ótimas fontes proteicas, como a aveia, a quinoa, a linhaça e a semente de gergelim.
Confira:
As oleaginosas também são ótimas fontes de proteínas e são muito versáteis para o dia a dia. Boas fontes incluem: nozes, avelãs, amêndoas e castanha-do-Pará.
Essas opções também são ricas em proteínas, especificamente alimentos como: brócolis, espinafre, aspargos, couve-flor e repolho.
As proteínas ajudam a formar anticorpos, células e hormônios, além de terem função importante na construção e na regeneração muscular. A proteína existe em todo o corpo, desde os músculos e órgãos até os ossos, pele e cabelo. O corpo não armazena proteína como outros macronutrientes, então ela tem que vir da alimentação.
As proteínas são formadas por aminoácidos. O corpo de uma pessoa precisa de um equilíbrio de todos os 22 tipos de aminoácidos para funcionar corretamente. Porém, ele não pode produzir nove desses ácidos, chamados aminoácidos essenciais. Uma fonte completa de proteína refere-se a um tipo de alimento que contém todos esses nove.