Seguidora conta que sente muito medo ao não conseguir se movimentar quando desperta
Redação Publicado em 01/10/2022, às 10h00
“Doutor, às vezes acordo no meio da noite e não consigo me mexer. Isso me dá muito medo. O que eu faço?”
Essa situação pode sinalizar um quadro conhecido como “paralisia do sono”, um distúrbio caracterizado pela sensação de retomada da consciência após acordar, mas que impede que a pessoa se movimente, como se houvesse perda da força muscular e do controle dos movimentos.
A condição envolve uma incapacidade de realizar movimentos voluntários, falar ou movimentar membros (como tronco ou a cabeça), tanto no início como ao despertar do sono. Além disso, pode estar associada a experiências alucinatórias sem que o indivíduo saiba ao certo se aquilo é sonho ou realidade.
Em geral, o tratamento é feito com orientações comportamentais (psicoterapia) e adesão de hábitos de higiene do sono. A Terapia Cognitiva Comportamental para Insônia (TCC-I) pode ser uma boa alternativa quando a paralisia está diretamente ligada à dificuldade de começar ou de se manter dormindo.
Confira:
Quando a paralisia acontecer, é essencial que a pessoa se mantenha calma, tente respirar tranquilamente e tenha em mente que esse é um fenômeno benigno que logo irá passar. Outra dica é manter uma rotina saudável de sono. Quando ficamos dias sem dormir direito, há um descompasso entre o sistema nervoso central e os movimentos, aumentando as chances de paralisia. Além disso, também é recomendado evitar o consumo de substâncias como álcool, drogas, bebidas estimulantes e outros medicamentos com ação psicotrópica.
Demência: deitar cedo e dormir mais de 8 horas pode aumentar risco
Síndrome do comer noturno: saiba o que é e como lidar
5 motivos para começar a dormir sem roupa
Qual é a melhor posição para dormir?