Atividade física na infância: qual é o ideal?

Seguidora quer saber se pode praticar exercícios com a filha de oito anos

Redação Publicado em 14/05/2022, às 10h00

A atividade física libera endorfina no corpo, levando às sensações de prazer e de bem-estar - iStock

“Doutor, posso fazer atividade física com a minha filha de oito anos?”

De uma maneira geral, praticar atividade física promove inúmeros benefícios, inclusive para as crianças. Mas existe uma quantidade ideal de exercício para cada faixa etária segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): 

No caso dos mais velhos, o ideal é incluir diferentes tipos de atividades durante a semana, como os exercícios aeróbicos, que aceleram os batimentos cardíacos e fortalecem os ossos, como caminhar, correr e andar de bicicleta, e aqueles que constroem músculos. 

Lembre-se que existem atividades apropriadas para cada idade. Por exemplo, crianças menores geralmente fortalecem seus músculos quando fazem educação física, brincam em um ginásio ou sobem em árvores. 

Os pequenos geralmente não precisam de programas formais de fortalecimento muscular, como o levantamento de pesos. À medida que envelhecem e se tornam adolescentes, podem começar a praticar a musculação.

Dessa forma, uma criança de oito anos pode fazer atividade física com os pais. Entretanto, é sempre bom conversar com um profissional de educação física para entender melhor a quantidade, a frequência e a intensidade dos exercícios, de modo que não coloquem em risco a saúde dela. 

Além disso, movimentar-se em família é extremamente importante, afinal, é um jeito saudável de estar junto de quem a gente ama.

Confira:

Por que é importante fazer atividade física? 

Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde para conscientizar sobre a importância de incorporar exercícios físicos no dia a dia, são inúmeros os benefícios para crianças e jovens de 6 a 17 anos:

Além disso, quando um jovem desenvolve o hábito de praticar atividades físicastem mais chances de manter a prática ao longo da vida e, consequentemente, viver melhor e de forma mais saudável.

crianças atividade física tira dúvida

Leia também

7 razões poderosas para você andar de bicicleta


7 dicas para diminuir o tempo de tela das crianças


Minha filha não tem amigos; como ajudá-la?


Campanha alerta sobre a importância de ler para as crianças