Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Como cuidar da pele no verão? Veja dicas!

Conhecer as características de sua pele é fundamental para que a escolha do protetor seja acertada - iStock
Conhecer as características de sua pele é fundamental para que a escolha do protetor seja acertada - iStock

Redação Publicado em 23/02/2022, às 09h00

“Doutor, quais os principais cuidados que eu tenho que ter com a minha pele no verão?”

Durante o verão, as pessoas tendem a ficar mais expostas ao sol e, por isso, alguns cuidados com a pele são essenciais e precisam ser redobrados. 

Em primeiro lugar, não esqueça nunca do protetor solar, de preferência com fator de proteção solar igual ou superior a 15, que deve ser reaplicado toda vez que a pessoa entrar na água ou transpirar demais. 

Além disso, é importante manter a hidratação da pele. Uma boa ideia é optar por um hidratantes mais leves. A maquiagem também merece atenção e vale ter seu uso diminuído ou, até mesmo, pausado em alguns momentos para a pele poder respirar. Inclusive, alguns produtos de maquiagem já vêm com fator de proteção solar.

Os acessórios também ajudam na proteção: utilize chapéus com abas mais largas, óculos de sol e roupas que, de preferência, tenham uma barreira contra os raios ultravioletas. Não esqueça de lavar o rosto, mas sem exagerar na frequência e na temperatura da água.    

Confira:

Qual protetor solar para cada tipo de pele?

O fator de proteção solar (FPS) pode ser entendido como um índice que determina o grau de proteção dos efeitos do sol e que varia de acordo com o tipo de pele, chamado de fototipo, o tempo de exposição solar e o horário da exposição.

Os fototipos cutâneos seguem uma classificação, sendo a mais famosa a de Fitzpatrick, variando de acordo com a quantidade de melanina e com a capacidade de bronzear e de queimar durante uma exposição solar. Segundo a regional do Rio de Janeiro da SBD, os fototipos podem ser classificados em:

  • Fototipo 1 - extremamente branca: caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. Este fototipo nunca se bronzeia, apenas se queima porque é extremamente sensível à radiação solar. Neste caso, a proteção deve ser bem maior;
  • Fototipo 2 - branca: neste caso é também uma pele clara, porém, levemente mais escura que a primeira. Os tons de olhos e cabelo também denunciam os tipos. No primeiro, geralmente são loiros ou ruivos. No segundo, geralmente castanhos. É uma pele sensível ao sol, mas que se bronzeia lentamente. Os cuidados, no entanto, são os mesmos;
  • Fototipo 3 - morena clara: aqui a pele já é um pouco mais escura e possui uma certa resistência ao sol. A sensibilidade existe, mas este tipo de pele consegue se bronzear com certa facilidade. Sem proteção, no entanto, também se queima facilmente;
  • Fototipo 4 - média: este fototipo apresenta um tom de pele castanho claro, é mais resistente aos impactos dos raios UV e por isso bronzeia facilmente, queimando-se muito pouco, porque ainda existe sensibilidade ao sol, ainda que mínima;
  • Fototipo 5- morena escura: é a pele típica de pessoas negras claras. Raramente se queimam e ficam com um belo bronzeado. São pouco sensíveis ao sol, mas isso não quer dizer que podem se descuidar da proteção solar;
  • Fototipo 6 - negra: a pele negra é completamente pigmentada e possui uma proteção natural contra os raios solares porque produz mais melanina. Também possui fibras de colágeno mais resistentes e glândulas sebáceas maiores, deixando a pele mais oleosa. Ainda assim, este tipo de pele precisa de proteção solar para evitar cânceres e envelhecimento precoce.

Assim, quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS. Além disso, a SBD também orienta que na hora de escolher o índice de proteção contra raios ultravioleta (UV) deve-se levar em consideração doenças relacionadas à exposição solar, como melasmarosácea e câncer de pele, dentre outras.