Como cuidar da pele no verão? Veja dicas!

Jairo Bouer ensina a manter a pele saudável e protegida durante os dias mais quentes

Redação Publicado em 23/02/2022, às 09h00

Conhecer as características de sua pele é fundamental para que a escolha do protetor seja acertada - iStock

“Doutor, quais os principais cuidados que eu tenho que ter com a minha pele no verão?”

Durante o verão, as pessoas tendem a ficar mais expostas ao sol e, por isso, alguns cuidados com a pele são essenciais e precisam ser redobrados. 

Em primeiro lugar, não esqueça nunca do protetor solar, de preferência com fator de proteção solar igual ou superior a 15, que deve ser reaplicado toda vez que a pessoa entrar na água ou transpirar demais. 

Além disso, é importante manter a hidratação da pele. Uma boa ideia é optar por um hidratantes mais leves. A maquiagem também merece atenção e vale ter seu uso diminuído ou, até mesmo, pausado em alguns momentos para a pele poder respirar. Inclusive, alguns produtos de maquiagem já vêm com fator de proteção solar.

Os acessórios também ajudam na proteção: utilize chapéus com abas mais largas, óculos de sol e roupas que, de preferência, tenham uma barreira contra os raios ultravioletas. Não esqueça de lavar o rosto, mas sem exagerar na frequência e na temperatura da água.    

Confira:

Qual protetor solar para cada tipo de pele?

O fator de proteção solar (FPS) pode ser entendido como um índice que determina o grau de proteção dos efeitos do sol e que varia de acordo com o tipo de pele, chamado de fototipo, o tempo de exposição solar e o horário da exposição.

Os fototipos cutâneos seguem uma classificação, sendo a mais famosa a de Fitzpatrick, variando de acordo com a quantidade de melanina e com a capacidade de bronzear e de queimar durante uma exposição solar. Segundo a regional do Rio de Janeiro da SBD, os fototipos podem ser classificados em:

Assim, quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS. Além disso, a SBD também orienta que na hora de escolher o índice de proteção contra raios ultravioleta (UV) deve-se levar em consideração doenças relacionadas à exposição solar, como melasmarosácea e câncer de pele, dentre outras.

verão tira dúvidas cuidados com a pele

Leia também

16 hábitos que podem afetar sua pele


6 cuidados com a pele na academia


4 alimentos para consumir e ter uma pele brilhante, e 4 para evitar


Câncer de pele: conheça os sinais de alerta