É muito importante diferenciar tristeza de depressão. Tristes, todos nós ficamos, vez ou outra, diante de situações que surgem em nossa vida. A tristeza começa a preocupar quando fica muito intensa, se prolonga demais, impacta a qualidade de vida e o bem-estar.
Assim, quando falamos de depressão, os sintomas mais comuns são tristeza intensa e prolongada, desesperança, falta de energia, ausência de prazer, lentidão nos pensamentos, angústias, ideias depreciativas de si mesmo, dificuldade de manter atenção e concentração, perda de apetite, dores no corpo, insônia, só para ficar em alguns desses sintomas.
Se a tristeza vier acompanhada de alguns desses sintoma, é um sinal importante de alerta para depressão. Neste caso, ou se estiver em dúvida, procure sempre um profissional de saúde mental.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr