Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Correr é bom mesmo? Conheça 5 vantagens da atividade!

Praticar atividades físicas regularmente promove bem-estar e qualidade de vida - iStock
Praticar atividades físicas regularmente promove bem-estar e qualidade de vida - iStock

“Doutor, correr é bom mesmo? Quais são as vantagens?”

Sim, correr realmente é muito bom para a saúde. Além de ser considerada uma atividade superdemocrática, a corrida também traz inúmeros benefícios para quem pratica. Conheça alguns deles:

1. Você terá mais energia

Praticar um esporte como a corrida fará com que você desenvolva mais energia e foco para as tarefas diárias, trazendo benefícios físicos e mentais.

2. Você terá condicionamento

A corrida é um ótimo esporte aeróbico, o que te ajudará a desenvolver mais condicionamento físico para realizar outras atividades que envolvam o corpo.

Confira:

3. Você aumentará o gasto calórico

Se você quer perder alguns quilinhos, a corrida é ótima para isso, pois é um exercício que trabalha o corpo todo e promove alto gasto calórico.

4. Você terá um momento só seu

A corrida é um esporte solitário, apesar de também poder ser praticado em grupo. Nela você pode ter um tempo só seu para se desconectar ou ouvir seu podcast favorito.

5. Você terá novas metas

Isso é ótimo para desenvolver a motivação. Você pode querer aumentar seu ritmo gradativamente, mirar em uma prova de rua ou correr distâncias maiores.

Lembre-se: um passo de cada vez!

Para as pessoas que nunca correram, o ideal é começar com caminhadas e, aos poucos, alterná-las com trotes. À medida que o exercício fica mais confortável, há sensação de mais capacidade respiratória e o coração fica mais adaptado, sendo possível aumentar o ritmo gradualmente.

Além disso, fazer exercícios de musculação também é essencial para evitar lesões no momento da corrida e proteger as articulações.   

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez