Muita gente tem crises nervosas diante de situações geradoras de estresse, como imprevistos, discussões e conflitos. Essas crises podem ser tão intensas a ponto de trazer risco para integridade física da pessoa ou de outros que estão próximos a ela.
Se bater, se machucar, brigar são algumas das manifestações possíveis durante essas crises. Além disso, durante uma crise, e em um momento de desespero, a pessoa pode avaliar mal os riscos e se expor a acidentes, como atropelamentos e afogamentos, por isso é tão importante aprender a lidar com situações potencialmente estressantes, sem perder o controle.
Quem é muito impulsivo e reage muito mal a qualquer tipo de frustração pode se beneficiar muito de uma avaliação em saúde mental e muitas vezes de um processo de psicoterapia.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr