Dúvida da Júlia: Doutor, fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline e sofro muito com isso. Você pode explicar melhor? Dr. Jairo Bouer:
Jairo Bouer Publicado em 21/10/2020, às 08h00
Dúvida da Júlia: Doutor, fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline e sofro muito com isso. Você pode explicar melhor?
Dr. Jairo Bouer: Júlia, vamos explicar então o que é o transtorno de personalidade do tipo borderline. Quais são os principais sintomas?
São pessoas que têm uma instabilidade emocional maior, são bastante reativas, têm muito receio, muito medo de rejeição, o humor pode variar muito de uma hora para outra e isso acaba provocando uma instabilidade nos relacionamentos e uma relação com a autoimagem, com o corpo, que também varia muito. Vai desde a idealização até uma desvalorização extrema.
Há um sentimento de vazio crônico, dificuldade em controlar a raiva, a pessoa é mais impulsiva, o que muitas vezes pode levar a um risco maior de automutilação e até de tentativas de suicídio.
Por isso é muito importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, e com o tratamento, com acompanhamento, que envolve terapia e, às vezes, até o uso de medicamento, você consegue de alguma forma estabilizar um pouco as tuas variações de humor e causar menos impacto para a sua vida profissional, afetiva, para os seus relacionamentos familiares, com amigos e por aí vai.
Essa instabilidade pode melhorar, sim, e é fundamental que você tenha suporte, tenha o apoio de um psicoterapeuta, e, muitas vezes, de um psiquiatra, para, junto com você, traçar o melhor esquema de acompanhamento medicamentoso, se for necessário.
Saiba mais:
Borderline: entenda como os sintomas interferem nos relacionamentos
Livro conta a trajetória de garota com traços de personalidade borderline
Veja também:
Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube
“Aos 15 anos decidi que queria morrer”: conheça a história de Júlia
Borderline: entenda como os sintomas interferem nos relacionamentos