Doutor, meu marido vai no psicoterapeuta, mas continua a comer compulsivamente à noite. Ele está tentando mudar, mas não consegue. O que pode ser feito?
Possivelmente, seu marido está enfrentando algum transtorno alimentar, como a síndrome alimentar noturna, transtorno de compulsão alimentar, ou talvez bulimia, se ele usa alguma medida compensatória depois desses episódios de perda de controle.
É difícil precisarmos o que está acontecendo só com as informações que você nos traz, mas certamente, além da psicoterapia, é importante que ele procure um psiquiatra, de preferência um profissional que trabalhe com transtornos alimentares, para que ele possa pensar no melhor diagnóstico e, então, elaborar o melhor tratamento.
Em geral, transtornos alimentares envolvem o apoio de um profissional de nutrição, de um psicoterapeuta e também do psiquiatra, que pode administrar algumas medicações que podem controlar essa compulsão, principalmente nos primeiros meses.
Então peça para ele procurar um psiquiatra para ter uma avaliação mais completa e para coordenar tudo o que precisa ser feito daqui para frente. Boa sorte!
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr