Ele faz terapia, mas continua a comer compulsivamente à noite

Seguidora conta que marido não consegue mudar, e questiona o que fazer

Dr. Jairo Bouer Publicado em 24/08/2023, às 18h00

Em geral, o tratamento de transtornos alimentares envolve uma equipe multidisciplinar - iStock

Doutor, meu marido vai no psicoterapeuta, mas continua a comer compulsivamente à noite. Ele está tentando mudar, mas não consegue. O que pode ser feito?

Possivelmente, seu marido está enfrentando algum transtorno alimentar, como a síndrome alimentar noturna, transtorno de compulsão alimentar, ou talvez bulimia, se ele usa alguma medida compensatória depois desses episódios de perda de controle.

É difícil precisarmos o que está acontecendo só com as informações que você nos traz, mas certamente, além da psicoterapia, é importante que ele procure um psiquiatra, de preferência um profissional que trabalhe com transtornos alimentares, para que ele possa pensar no melhor diagnóstico e, então, elaborar o melhor tratamento.

Em geral, transtornos alimentares envolvem o apoio de um profissional de nutrição, de um psicoterapeuta e também do psiquiatra, que pode administrar algumas medicações que podem controlar essa compulsão, principalmente nos primeiros meses.

Então peça para ele procurar um psiquiatra para ter uma avaliação mais completa e para coordenar tudo o que precisa ser feito daqui para frente. Boa sorte!

compulsão terapia alimentar

Leia também

Já tive compulsão alimentar e tenho medo que volte; o que eu faço?


Pensa em fazer terapia? Veja 8 perguntas e respostas para se decidir


Você ataca a geladeira de madrugada? Isso pode ser doença


Psiquiatra ou psicólogo: quando fazer a transição entre especialistas?