Segundo estudo, passar muito tempo sem contato social pode piorar a sensação de fadiga
Dr. Jairo Bouer Publicado em 22/05/2023, às 14h00
Você tem sentido mais cansaço ultimamente? Pois é, as pessoas têm se queixado bastante, e esse é um fenômeno que parece ter se intensificado com o isolamento social, durante a pandemia, e também com o trabalho remoto. Afinal de contas, a carga horária se estende quando a gente está em casa.
O fato de estar sozinho também parece fazer diferença nessa equação, segundo uma pesquisa recente, publicada por pesquisadores da Universidade de Viena. De acordo com eles, quem busca uma energia extra para sua vida deveria buscar mais contatos sociais.
Passar oito horas por dia isolado pode causar um nível de fadiga comparável ao que enfrentamos quando ficamos muito tempo em jejum, segundo o estudo. Estresse, piora do humor e maior cansaço foram alterações comuns a quem costuma passar muitas horas sozinho.
Mas os efeitos não foram iguais para todos, o que mostra como contextos sociais e tipo de personalidade podem modular uma resposta maior ou menor ao isolamento.
Moral da história: se você costuma passar muito tempo sozinho e anda sentindo muita fadiga, que tal ligar para um amigo e marcar um encontro para conversar “olho no olho”? Isso pode trazer mais energia para o seu dia.
9 dicas para lidar com o cansaço mental
10 condições que podem parecer depressão, mas não são
Fadiga de disponibilidade: saiba o que é e como lidar
Como o hipotireoidismo afeta a vida de alguém?