“Doutor, tenho tido problemas de digestão. Alguma dica?”
Uma dieta pesada pode resultar em uma digestão complicada, causando inchaço, arrotos ou azia, por exemplo. Por isso, existem algumas dicas relacionadas à alimentação e hábitos que podem ajudar a resolver o problema. Veja só:
Escolha alimentos ricos em fibras, como: vegetais, nozes, sementes, grãos integrais, feijão e lentilha. Isso leva a uma digestão mais regular. À medida que você adiciona fibras gradualmente à sua dieta, aumente também a quantidade de água que você bebe. A água é a melhor amiga da fibra, que a absorve, e isso ajudará a evitar cólicas ou gases.
Água e outros fluidos, como suco, sopa e caldo, podem facilitar as coisas. Ou qualquer outro líquido, desde que não tenha álcool (que desidrata você) ou muita cafeína (que pode estimular demais o intestino). Se gosta de refrigerantes, lembre-se de que eles aumentam o ácido estomacal, o que causa azia em algumas pessoas.
Coma quantidades menores mais lentamente. Mastigue bem a comida para facilitar o trabalho do seu sistema digestório.
Pessoas ativas também têm uma digestão mais suave. Observe o horário. Para algumas pessoas, o exercício logo após uma refeição pode causar indigestão. Portanto, programe seus treinos antes das refeições ou espere pelo menos uma hora depois de comer.
Confira:
Os probióticos são bactérias "boas" que estão em seu intestino. Eles estão em alguns iogurtes e alimentos fermentados e ajudam na sua digestão. Você também pode adicioná-los à sua dieta com suplementos, mas sempre consulte um médico ou nutricionista antes de começar.
As gorduras tendem a permanecer em seu sistema por mais tempo, tornando-as mais difíceis de digerir. Você pode até ter notado uma sensação de plenitude ou queimação após uma refeição mais encorpada. Limite alimentos gordurosos, como batatas fritas, hambúrgueres etc. Em vez disso, coma carne magra e peixe. Além disso, tente grelhar suas refeições com mais frequência do que fritá-las.
Preste atenção aos alimentos que parecem desencadear desconforto no estômago. Sempre que possível, anote o que você comeu e como se sentiu para se lembrar da próxima vez. Algumas pessoas acham que alimentos ácidos, como tomates ou frutas cítricas, provocam azia. Para outras, trigo, cebola ou laticínios, como leite ou queijo, causam problemas.
O estresse afeta todo o corpo, incluindo, claro, o sistema digestivo. Tente controlar o estresse sempre que puder. Para aqueles problemas que você não pode evitar, encontre maneiras de relaxar.
Alguns medicamentos ou problemas médicos podem interferir na digestão. Se você descartou outros problemas, mas ainda tem sintomas, não deixe de procurar ajuda médica para entender melhor o que pode estar acontecendo.
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez