Leitor conta que usou preservativo e pergunta se pode se automedicar para tratar a mancha no pênis
Redação Publicado em 06/08/2021, às 09h00
“Doutor, eu tive uma relação sexual com proteção e apareceu uma mancha no meu pênis. Será que eu posso passar uma pomada com antibiótico para tratar?”
Em primeiro lugar, quando a relação sexual ocorre de forma segura e com o uso do preservativo, possivelmente a mancha não sinaliza a presença de uma infecção sexualmente transmissível (IST).
Entretanto, essa lesão que surgiu no pênis pode ter sido causada por uma alergia à camisinha, por uma pressão no ato sexual ou, até mesmo, por algum outro tipo de infecção que não é transmitida, necessariamente, pelo ato sexual. A transmissão da candidíase, por exemplo, acontece através de um fungo.
Confira:
Ninguém deve usar uma pomada com antibiótico por conta própria sem antes realizar uma consulta médica. Isso porque não se sabe ao certo se a lesão que surgiu foi realmente provocada por bactérias ou por algum outro micro-organismo.
Além disso, por mais que seja uma infecção bacteriana, o medicamento usado pode não ser o correto, podendo provocar a resistência da bactéria.
Portanto, se existe qualquer tipo de dúvida, é importante procurar ajuda médica. No caso das mulheres, o mais aconselhável é buscar consultar-se com ginecologistas e, para os homens, o ideal é consultar urologistas ou dermatologistas. Assim, a pele e a lesão serão avaliadas e também serão colhidos exames para que se possa decidir o melhor tratamento.
Existe alguma forma de diminuir o tamanho do pênis?
Qual o tamanho médio de um pênis? Veja comparações com alguns objetos
É possível ter alergia na cabeça do pênis?
Dá para confiar em produtos que prometem prolongar a transa?