Doutor, meu filho tem 13 anos e não tem amigos na escola. Ele só conversa com pessoas mais velhas, ou com crianças pequenas. Ele não tem muita noção do perigo e recentemente quase se afogou. Depois disso, está muito irritado e chora por tudo. O que eu faço?
A distância, eu tendo a achar que é importante você levar o seu filho a um profissional de saúde mental, um psicólogo ou um psiquiatra, para avaliação.
O que pode estar acontecendo? Primeiro, ele talvez tenha uma dificuldade de comunicação com pessoas da idade dele, por questões emocionais ou por traços de personalidade. Então ele tem facilidade de se comunicar com pessoas mais velhas ou mais novas, mas não com pessoas da sua idade. Isso provoca um isolamento na vida dele.
Além disso, ele passou por um trauma recente, e por isso está mais irritado e chorando por tudo, o que talvez sejam sinais de depressão. Por isso é fundamental consultar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e, se necessário, estabelecer um plano de tratamento para o seu filho, inclusive com psicoterapia.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr