Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Transei com dois na semana; se engravidar, dá pra saber quem é o pai?

O período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem o dia da ovulação - Istock
O período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem o dia da ovulação - Istock

Redação Publicado em 22/09/2022, às 09h00

"Doutor, fiz sexo com dois parceiros diferentes na mesma semana. Se eu engravidar, tem como saber quem é o pai?"

Se a mulher teve relação sexual sem proteção ou sem o uso de outro método contraceptivo com dois parceiros diferentes no prazo de uma semana, ela tem a possibilidade de engravidar,principalmente se estava em seu período fértil.

Porém, como as duas relações ocorreram em datas muito próximas, neste caso, é muito difícil precisar quem seria o pai da criança apenas através de técnicas como um ultrassom. Assim, para ter certeza, a melhor opção é realizar um exame de DNA.

Mas, em uma situação em que a mulher faz sexo com dois parceiros diferentes em um intervalo de tempo maior, como duas ou três semanas, é possível ter uma ideia mais precisa de quem é o pai com base no ultrassom. 

Vale lembrar sempre que, se você tem relações sexuais com parcerias diferentes, é muito importante se cuidar e se proteger para não ficar exposta(o) ao risco de infecções e, eventualmente, a uma gestação indesejada. 

O que é período fértil?

O período fértil é o intervalo de tempo no ciclo menstrual em que há a maior probabilidade de acontecer uma gravidez . Em uma mulher com ciclos de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – e o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data.

Entretanto, muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, como: a mulher ter um ciclo irregular, a data da menstruação mudar com frequência e interferência de fatores emocionais. Tudo isso pode fazer com que a data da ovulação (e do período fértil) mude a cada mês.

Confira:

4 sinais do período fértil

Segundo o National Health Service (NHS), o corpo da mulher pode apresentar alguns sinais ao entrar no período fértil. Vale lembrar que a ovulação é o momento em que um óvulo é liberado para os ovários para ser fecundado por um espermatozoide. 

1. O ciclo menstrual 

Ter conhecimento sobre o seu ciclo menstrual – especialmente se ele for regular – é um caminho para saber quando ocorre a ovulação. Geralmente, ela acontece em torno de 10 a 16 dias antes da menstruação começar.

2. Muco vaginal 

Durante o período fértil e a ovulação, a mulher pode notar um muco mais úmido, claro e escorregadio.

3. Temperatura corporal 

Pode ocorrer um pequeno aumento na temperatura corporal após a ovulação, que pode ser detectado com a ajuda de um termômetro.

4. Kits preditores de ovulação

Os níveis hormonais aumentam na hora da ovulação e isso pode ser detectado usando kits preditores que medem os hormônios com base na urina da mulher. É provável que a combinação desses métodos consiga oferecer uma estimativa mais precisa do período fértil. Além disso, algumas mulheres podem experimentar outros sintomas quando estão ovulando, incluindo sensibilidade nas mamas, inchaço e dor leve na barriga.