A utilização mais intensa das tecnologias aumenta o risco de ansiedade e depressão
Dr. Jairo Bouer Publicado em 06/08/2023, às 16h00
No último mês, autoridades médicas dos Estados Unidos emitiram um alerta sobre o risco do uso de redes sociais para a saúde mental dos jovens. A utlização mais intensa das tecnologias aumenta o risco de ansiedade e depressão nos adolescentes. Mas como se manter afastado das plataformas é inviável para a maioria dos jovens, pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa descobriram que uma medida simples poderia ajudar.
A intervenção foi limitar o uso das redes sociais a 30 minutos por dia e o recebimento de mensagens automatizadas para que eles mantivessem o combinado. Os que seguiram a recomendação sentiram menos ansiedade, depressão, solidão e medo de perder oportunidades do que o grupo controle, que não tinha limites de uso.
Eles também experimentaram uma maior sensação de bem-estar e de emoções positivas. Até mesmo os que excediam um pouco a média diária de 30 minutos tiveram benefícios.
Dicas finais dos especialistas: tenha consciência do seu uso de tecnologias, defina um limite por dia, seja gentil com você mesmo caso você não consiga, mas não desista.
Limitar uso de redes sociais a meia hora reduz ansiedade e depressão
Livro retrata crise na saúde mental gerada pelas redes sociais
Uso de mídia social aumenta risco de transtornos alimentares
Sharenting: veja como proteger as crianças dos riscos da exposição na internet