Mãe começou a beber todos os dias após a separação

Seguidora diz estar preocupada com a mãe e sem saber como ajudá-la

Dr. Jairo Bouer Publicado em 27/07/2024, às 14h00

Muita gente passa a beber mais quando está atravessando um momento mais turbulento na vida - iStock

Doutor, minha mãe, depois que se separou, começou a beber todos os dias após o trabalho. Ela tem esquecido do jantar, dorme na sala, perde hora de manhã. Só ela não percebe que está com problema. Como lidar?

Pelo que você contou, a sua mãe está enfrentando dificuldades com consumo de álcool. Muitas pessoas passam a beber mais quando estão atravessando um momento mais turbulento da sua vida – você contou que sua mãe se separou recentemente.

Elas podem aumentar o consumo de álcool sem se dar conta do que está acontecendo, ou com dificuldade de controlar esse aumento do consumo. E aí começam a aparecer as consequências: ela tem se esquecido do jantar, tem dormido na sala, tem perdido o horário de manhã.

Isso tudo impacta os relacionamentos dela com a família, impacta a relação dela com trabalho e com ela mesma, então é muito importante que você tente mostrar para ela o que está acontecendo. Se você não estiver conseguindo fazer isso sozinha, que você peça ajuda de parentes ou outros familiares e que, eventualmente, você possa levá-la a um especialista.

saúde mental álcool separação

Leia também

Estudo alerta para riscos de misturar álcool e apostas


Jovens que bebem sozinhos têm mais problemas com álcool no futuro


Como saber se você tem problemas com álcool? Veja 13 sinais


“Desde que me separei, tenho perdido a ereção no meio do sexo”