Leitora quer saber se a masturbação pode acelerar e impactar negativamente o corpo feminino
Redação Publicado em 20/09/2021, às 09h00
“Doutor, é verdade que a masturbação acelera o desenvolvimento do corpo feminino?”
Não, isso é um mito. A masturbação não provoca nenhum impacto no desenvolvimento das pessoas, sejam elas homens ou mulheres. Portanto, masturbar-se não irá fazer, por exemplo, um indivíduo ficar mais baixo, com mais ou menos pelos no rosto, ter aumento de espinhas e oleosidade, fazer o cabelo cair, sentir menos ou mais atração sexual por outras pessoas e também não vai alterar o desenvolvimento do corpo feminino.
A maior parte dessas questões que cercam a masturbação estão relacionadas a mitos, tabus e estigmas, que, mesmo nos dias de hoje, ainda existem.
Da mesma forma que a masturbação, fazer sexo também não interrompe nem acelera o desenvolvimento do corpo feminino. Iniciar a vida sexual não fará os seios crescerem mais, o quadril alargar ou a cintura afinar.
Confira:
Todas essas mudanças típicas da adolescência são causadas por hormônios produzidos independentemente de a menina já ter perdido a virgindade ou não. Ou seja, esqueça o mito de que dá para saber se a garota já transa só olhando para o corpo dela ou apenas pelo seu comportamento.
A única alteração no corpo das garotas depois da primeira vez é que o hímen (membrana que fica logo na entrada da vagina) é rompido, mas essa também não é uma alteração visível a não ser para o ginecologista.
Só chego ao orgasmo na masturbação se cruzo as pernas; é normal?
Masturbar-se depois de comer traz algum risco à saúde?
É normal sangrar durante a masturbação?
Pornografia e masturbação em excesso podem atrapalhar o sexo?