Doutor, a memória piora mesmo com a menopausa?
Os estudos têm mostrado que há uma piora cognitiva, o que inclui a memória, com a progressão da menopausa para muitas mulheres.
O que que acontece na menopausa? Há uma espécie de falência dos ovários, que deixam de produzir o hormônio estrógeno e a gente sabe que esse hormônio tem uma função muito importante na atividade cerebral.
Um estudo publicado recentemente na revista Nature mostrou que os receptores de estrógeno aumentam no cérebro à medida que a mulher avança na menopausa. Essa é uma tentativa do cérebro de compensar a diminuição da exposição ao estrógeno.
É claro que esse processo acontece de uma forma diferente em cada mulher. As mulheres que têm outras condições clínicas, como diabetes ou hipertensão, podem ter um impacto maior na sua cognição, na sua memória.
É por isso que é importante fazer um acompanhamento com o ginecologista, para entender o impacto que essas dificuldades cognitivas têm na vida e pensar em alternativas de como ter uma vida mais ativa, mais saudável, para tentar minimizar essa queda de estrógeno no sistema nervoso central.
Eventualmente, para algumas mulheres pode ser pensada uma estratégia de terapia de reposição hormonal.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr