Doutor, meu namorado é muito chato. Mando ele passear, ou tento fazer ele mudar? (sic)
A primeira questão é: seu namorado sempre foi chato, ou ele passou a ficar chato depois de um determinado tempo de namoro?
Isso é importante porque essa chatice a que você se refere, se for uma característica dele, isso pode dizer respeito a alguma questão de saúde mental dele. Por exemplo, uma dificuldade nos relacionamentos, ou uma depressão de pequena intensidade, que a gente chama de distimia, essa pode ser uma característica de personalidade dele...
Seria importante, portanto, você perceber se ele sempre foi assim ou se ele passou a funcionar desse jeito. Se ele passou a funcionar, seria importante entender o que que está acontecendo no relacionamento – se ele está passando por uma fase mais complicada da vida dele, entre outras possibilidades.
Acho importante que vocês conversem, que você entenda qual o papel dele na sua vida, qual o seu papel na vida dele, e o que vocês podem fazer para melhorar. Pois ficar com alguém que é muito chato, você se chatear com isso e não ter uma possibilidade de mudança, é preciso refletir se esse é o tipo de relacionamento que você quer para sua vida, ou se vale a pena investir para que, juntos, vocês possam achar o melhor caminho.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr