“Doutor, minha namorada começou a ir para a academia todos os dias da semana (de segunda a domingo) duas vezes por dia e não para de falar sobre seu peso. Será que ela está com anorexia?”
Esses podem sim ser alguns sinais de que a menina está enfrentando um transtorno alimentar, como a anorexia. Segundo dados de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 4,7% dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno alimentar, sendo o principal grupo mulheres entre 18 e 24 anos.
Ao contrário do que muita gente pensa, uma pessoa que sofre de algum distúrbio alimentar não é, necessariamente, muito magra. Um indivíduo pode ter a condição e apresentar um peso normal ou, até mesmo, estar acima do peso.
Além disso, os transtornos alimentares são um sério problema de saúde mental e podem ser muito perigosos, sendo capazes de afetar e danificar muitas partes do corpo, inclusive, serem letais.
Existem alguns sinais de alerta importantes que podem indicar se criança ou o adolescente está enfrentando um quadro de distúrbio alimentar:
Confira:
Na dúvida, é essencial procurar ajuda. Levar a pessoa para ter uma conversa com um profissional sobre alimentação saudável e imagem corporal pode ajudar a prevenir a condição no futuro. Se as suspeitas forem confirmadas, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor.
Entre os principais tipos de transtornos alimentares estão:
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez