Comportamento pode contaminar toda a equipe, e gera imensos prejuízos
Dr. Jairo Bouer Publicado em 04/04/2023, às 09h00
Doutor, o que fazer em relação ao bullying no ambiente de trabalho?
Esse é um assunto muito importante. O bullying é um comportamento agressivo, direcionado a alguém de forma repetitiva, com objetivo de humilhar, intimidar, desestabilizar ou até excluir uma pessoa do grupo.
Muita gente acha que bullying acontece só na escola, mas esse tipo de agressão pode acontecer na vida adulta e no ambiente de trabalho. Isso prejudica imensamente o desempenho e a saúde emocional das pessoas envolvidas, podendo contaminar toda a equipe.
O bullying pode ser verbal, social ou físico, e quando essas agressões acontecem no ambiente virtual, o fenômeno é chamado de cyberbullying.
Vítimas de bullying estão muito mais sujeitas a impactos na saúde física, na saúde emocional, no seu rendimento de trabalho, e nas suas relações afetivas. Por isso, é muito importante interferir nesse processo – quem assiste às agressões, não faz nada, ou até ri e aplaude alguma forma de humilhação também participa, de alguma forma, desse jogo de poder.
É preciso pensar numa cultura de prevenção em relação ao bullying. Além disso, quando esse tipo de agressão acontece, é preciso que todos os envolvidos sejam trabalhados, inclusive o agressor, que deve ser punido ou até demitido.
Certas formas de bullying afetam mais a saúde mental, sugere estudo
Violência psicológica: 6 sinais comuns que você precisa saber!
Confira alguns fatos sobre o bullying que talvez você desconheça
Body shaming: entenda o que significa e possíveis consequências