Redação Publicado em 09/09/2022, às 09h00
“Estou com 50 anos. Será que eu preciso tomar diariamente suplementos de vitamina?”
De maneira geral, não. Embora muitas pessoas gostem de tomar suplementos de vitamina por conta própria achando que a saúde vai melhorar, isso não é bem verdade.
Segundo Jairo Bouer, uma revisão recente de vários estudos concluiu que há pouca ou nenhuma evidência de que os suplementos sejam úteis para evitar doenças cardíacas, câncer ou até diminuir o risco de morte.
Veja também:
A gente sabe que hoje em dia existe um monte de suplementos. As pessoas costumam recorrer, principalmente, aos ‘multivitamínicos’. Mas vale destacar que o excesso de alguns deles pode até trazer riscos para a saúde”, salienta o médico.
Uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, pode fornecer a quantidade de vitaminas que você necessita para viver de forma saudável.
“Mas é óbvio que há exceções. Uma pessoa que tem deficiência nutricional, gestantes ou quem tem doenças crônicas pode, eventualmente, precisar de suplementação vitamínica. Mas esses são casos excepcionais, e devem ser vistos individualmente pelo especialista”, finaliza Jairo.
Ouça a resposta completa: