A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação?

Seguidora conta que está há dois meses sem menstruar e já fez até teste de gravidez

Redação Publicado em 16/07/2022, às 12h00

A pílula do dia seguinte deve ser utilizada em até 72h após a relação sexual - iStock

“Doutor, faz dois meses que a minha menstruação não desce. Fiz teste de gravidez, deu negativo e não estou com nenhum sintoma de gestação. Só que não posso ir ao ginecologista agora. Será que esse atraso está acontecendo porque tomei muita pílula do dia seguinte?”

Realmente, o atraso menstrual é um dos principais sintomas da gravidez, porém, parece não ser esse o caso. A menstruação não descer pode acontecer pelas mais diversas causas: um quadro infeccioso, muito estresse ou um desbalanço hormonal, por exemplo. Para ter certeza, só mesmo consultando um ginecologista.

Agora, tomar uma grande quantidade de pílulas do dia seguinte pode atrapalhar o ciclo menstrual e provocar um atraso? Sim, pode! Se a mulher fez uso desse método durante alguns meses e mais de uma vez, isso pode levar a uma perda de regularidade da menstruação.

Quando e como tomar a pílula do dia seguinte?

Para evitar uma possível gravidez, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível (apesar do nome, não é preciso esperar o dia seguinte), pois a sua eficácia diminui de maneira progressiva com o passar do tempo. 

Assim, o ideal é que a pílula do dia seguinte seja tomada nas primeiras 12 ou 24 horas após a relação sexual, período que garante maior eficácia, na ordem de 95%. Mas também é possível utilizá-la em até 72 horas (ou três dias) após a relação suspeita. Se tomada depois desse prazo, no quarto ou no quinto dia após a relação, a eficácia diminui bastante e a mulher deve ficar atenta para o risco de gravidez.

Alguns estudos indicam que as taxas de eficácia das pílulas do dia seguinte podem ser um pouco mais baixas para mulheres com sobrepeso ou obesidade.

Conclusão: mesmo quando tomada de forma correta, a pílula do dia seguinte apresenta uma margem de falha e não garante 100% de proteção. Portanto, é aquela velha história: melhor prevenir do que remediar.

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais indicações para o uso da pílula do dia seguinte são:

Confira:

Quais os outros efeitos colaterais?

A pílula do dia seguinte é um método conhecido por grande parte das mulheres para evitar uma gravidez indesejada. Entretanto, é um método de emergência e seu uso deve ser exceção e nunca a regra.

A pílula do dia seguinte tem de seis a 20 vezes a dose hormonal de uma pílula comum. Sendo assim, utilizá-la com frequência pode acarretar maiores problemas para além da irregularidade menstrual, como  dores de cabeça, náuseas, vômitos, desconforto no estômago e tonturas.

A recomendação, quando a mulher começa a repetir o uso da pílula do dia seguinte, é procurar um ginecologista que ofereça opções de métodos contraceptivos que deem maior segurança. As pílulas anticoncepcionais convencionais, por exemplo, contêm menores dosagens de hormônios, causam menos efeitos colaterais e são mais eficazes. Também há outras formas de administração, como adesivos, injeções ou implantes, para quem costuma esquecer de tomar a pílula. 

pílula do dia seguinte tira dúvidas atraso na menstruação

Leia também

Preciso tomar pílula do dia seguinte mesmo usando camisinha?


Quem não menstrua não tem ovulação?


Por que as mulheres sentem mais fome antes de menstruar?


Coito interrompido e pílula do dia seguinte: há chance de gravidez?