Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Polução noturna oferece risco de gravidez?

O sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal para que uma gravidez ocorra - iStock
O sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal para que uma gravidez ocorra - iStock

Redação Publicado em 13/11/2021, às 09h00

“Doutor, minha mãe engravidou e eu tenho polução noturna. Será que pode ser culpa minha? É possível ela engravidar com o meu esperma no lençol que ela lavou? Tenho ansiedade e estou sofrendo com isso.”

Não existe nenhuma possibilidade de a mulher engravidar através do lençol, seja deitando ou lavando. Mesmo que, eventualmente, o homem tenha ejaculado durante a noite, a chamada polução noturna, e o esperma tenha ficado seco no lençol, não tem risco de gravidez.

Vale reforçar que só existe risco de gravidez quando acontece a penetração e a ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção (camisinha ou algum método contraceptivo). Mãos, encostar o pênis, vaso sanitário, toalha ou lençol, nada disso oferece risco de gestação. 

Se a possibilidade das chances de engravidar alguém traz ansiedade ou é uma ideia que fica obsessivamente na cabeça, o melhor caminho é procurar a ajuda de um serviço de saúde mental ou um terapeuta para aprender a lidar melhor com isso. 

Confira:

Por que a polução noturna acontece?

A chamada polução noturna é uma ejaculação involuntária que acontece durante o sono. Normalmente, ela ocorre à noite e acompanha as fases do sono REM, período no qual a pessoa sonha e, em geral, pode ter relação com algum estímulo ou sonho erótico.

Muitos homens relatam que ejaculam de manhã, um pouco antes de acordar, e isso normalmente também tem relação com alguma fase do sono. Vale lembrar que as poluções noturnas são situações extremamente comuns e não sinalizam nenhum tipo de problema. Assim, não é necessário ficar preocupado.  

Quando as ejaculações noturnas ficam mais frequentes, podem ter alguma relação com um período em que o homem tem feito menos sexo ou se masturbado menos.