Doutor, quero parar de tomar antidepressivo por conta própria, eu posso?
A resposta é “não”, e eu explico por quê. Em primeiro lugar, é bom lembrar que o uso de antidepressivo é algo bastante comum hoje em dia, e que esse tipo de medicamento não é usado para tratar apenas a depressão, mas também transtornos de ansiedade e outras alterações de comportamento.
Nenhum tratamento medicamentoso deve ser interrompido sem a orientação do médico. Isso é muito importante em relação aos antidepressivos porque, de alguma maneira, eles mudam a forma como os nossos neurônios se relacionam uns com os outros, e na produção de neurotransmissores.
Se você parar de uma outra para outra de tomar o antidepressivo, pode ter sensações desagradáveis e, às vezes, até perigosas, como tontura, sensações de choque e insônia, entre outras.
O importante é sempre consultar um médico para que ele, junto com você, possa decidir qual a melhor estratégia de retirada do antidepressivo. Principalmente para quem toma o remédio há muito tempo, esse processo pode levar semanas ou meses.
Mesmo que você esteja se sintindo bem, é importante que a medicação seja reduzida gradualmente, e você não deve fazer isso sem conversar com o médico o antes.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr