Seguidora quer saber se método é confiável e um parâmetro absoluto sobre o seu peso adequado
Redação Publicado em 14/12/2021, às 09h00
“Doutor, vivo brigando com a balança para saber se estou com o peso adequado ou não. Ela é confiável?”
A balança é um dos recursos que temos para saber se estamos acima ou abaixo do peso ideal, mas não é o único e nem pode ser usado isoladamente.
Outra ferramenta muito importante para descobrir essa informação é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), obtido através da divisão entre o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).
Assim, se o IMC estiver entre 25 e 29.9, é sinal de que a pessoa pode estar enfrentando um sobrepeso. Caso o número seja maior que 30, ela pode estar com um quadro de obesidade. Porém, esse índice não é um parâmetro absoluto, já que um indivíduo pode ter muita massa muscular, pouca gordura e estar com o IMC elevado.
Confira:
Por essas e outras razões, ainda existem outras alternativas para serem usadas, por exemplo, medir a circunferência da cintura e a bioimpedância.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a cintura não ultrapasse 102 centímetros para os homens e 88 centímetros para as mulheres. Mais do que isso, há riscos acumulados para a saúde.
Vale lembrar que a bioimpedância é um exame que permite a análise da composição corporal: os percentuais de gordura, de água, de massa óssea e de massa magra (músculos). Juntos, todos esses dados podem mostrar se estamos ou não com o peso adequado.
Por isso, é sempre importante procurar um profissional da área para saber como a pessoa está e pensar nas melhores estratégias para que ela consiga perder ou ganhar peso.
Entenda como o yoga pode te ajudar a perder peso
10 coisas que você deve fazer à noite para perder peso
Como o estresse pode influenciar no ganho ou na perda de peso?
Sono desregulado impacta no ganho de peso?