Redação Publicado em 29/04/2022, às 09h00
“Doutor, meu médico falou que preciso de mais cálcio na alimentação, mas eu não suporto leite. O que fazer?”
Com o passar do tempo, normalmente, precisamos de uma quantidade maior de cálcio na alimentação - e este nutriente não é encontrado somente no leite da vaca. Ele é uma excelente de cálcio, mas não é a única.
Conheça outros alimentos que também são ricos em cálcio:
Assim como o leite, o iogurte natural é outra excelente fonte de cálcio. E, se você acha “sem graça”, pode melhorar seu sabor adicionando frutas! Apenas lembre-se de escolher sempre os sem açúcar ou sem adoçantes artificiais.
O leite de amêndoa é um produto da combinação de amêndoas moídas e água filtrada. Esse leite à base de nozes é geralmente fortificado com carbonato de cálcio, um mineral encontrado no calcário. O leite de amêndoa é uma opção se você deseja uma alternativa aos laticínios e está procurando algo que substitua as bebidas à base de soja. No entanto, ao contrário do leite de vaca e de soja, o leite de amêndoa não é uma fonte significativa de proteína, com apenas um grama por xícara. Verifique o rótulo para garantir que seu leite de amêndoa seja enriquecido com cálcio.
Confira:
Procurando uma alternativa à base de plantas sem laticínios e sem nozes? O leite de aveia pode ser a resposta. Assim como o leite de amêndoa, o leite de aveia possui carbonato de cálcio adicionado no processo de fortificação. Embora você possa fazer seu próprio leite de aveia, as versões comerciais oferecem mais nutrientes devido à fortificação. Além disso, lembre-se de que o leite de aveia é uma bebida com baixo teor de proteína (três gramas por xícara) que não possui quantidades comparáveis ao leite de vaca e às bebidas de soja fortificadas.
Uma porção de queijo muçarela fornece um pouco mais de cálcio do que um copo de leite de vaca. Esse queijo branco também contém bactérias saudáveis, conhecidas como probióticos, que podem ajudar os sistemas digestivo e imunológico a combaterem a inflamação no corpo. O queijo muçarela também é muito versátil. Adicione-o à sua massa favorita, pizzas, risoto, salada ou coma-o como está.
As sardinhas são ricas em ácidos graxos ômega-3, que são importantes para a saúde do cérebro, do coração, dos olhos e muito mais. São também uma das poucas fontes alimentares de vitamina D. A sardinha também é fonte de ferro, vitamina B12, vitamina E, magnésio e zinco.