Sim, estar com as vacinas em dia também é uma forma de se proteger dessa doença
Dr. Jairo Bouer Publicado em 25/08/2024, às 14h00
Doutor tem vacina que protege contra câncer, mesmo?
Tem sim. Eu vou te contar duas coisas que são importantes. Toda criança hoje, no Brasil, recebe aos dois, quatro e seis meses, uma vacina que a gente chama de pentavalente. Nessa vacina, além da proteção contra tétano, difteria e coqueluxe, existe também a proteção contra a hepatite do tipo B.
A hepatite B, se não for tratada, pode levar ao câncer de fígado, por isso é muito importante que toda a criança se vacine. Se você não se vacinou na infância, é muito importante que você procure a orientação sobre a vacina contra hepatite B, que protege contra o câncer de fígado.
Também existe uma vacina, que está há 10 anos disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde), aqui no Brasil, que é a vacina contra o vírus HPV. O papilomavírus humano é responsável por 5% de todos os tipos de câncer que acontecem nas pessoas.
O HPV causa, principalmente, o câncer de colo de útero, mas também pode causar câncer de pênis, de vagina, de ânus e de garganta, então é muito importante que as pessoas se informem sobre essa vacina e que também se protejam.
Sem diagnóstico e tratamento, hepatites são ameaça ao fígado
Não caia em fake news sobre a vacina da dengue!
Minha esposa teve HPV e tratou; ainda há risco de transmissão?
HPV: estudos recentes reforçam importância da vacinação