Dúvida da Tiane: Doutor, quais são as diferenças entre borderline e bipolaridade? Dr. Jairo Bouer: Tiane, borderline é um transtorno de personalidade em
Jairo Bouer Publicado em 02/11/2020, às 08h00
Dúvida da Tiane: Doutor, quais são as diferenças entre borderline e bipolaridade?
Dr. Jairo Bouer: Tiane, borderline é um transtorno de personalidade em que as pessoas têm reações explosivas e intempestivas. A pessoa é muito impulsiva, é muito “tudo ou nada” e, muitas vezes, essa personalidade provoca muito sofrimento emocional para a pessoa e para as outras pessoas que convivem com ela.
Não é incomum que a borderline esteja associada a um risco maior de automutilação, do abuso de álcool e substâncias, em uma tentativa de controlar essa montanha-russa emocional. Então essa é uma questão frequente no dia a dia dessa pessoa.
Bipolaridade é um transtorno mental, emocional, em que as pessoas têm fases de depressão em que ela fica realmente muito para baixo, muito triste, muito desanimada, sem pique, sem motivação, e isso dura algumas semanas e pode ser muito intenso. Há uma alternância dessas fases com fases em que a pessoa fica excessivamente animada, faz coisas muito incomuns, ela perde, muitas vezes, a noção daquilo que ela está fazendo, até perder o contato com a realidade.
Essas fases de mania, que se alternam com as fases de depressão, podem ser um pouco mais discretas do que essas que eu contei para vocês, e aí elas seriam fases de hipomania.
É importante lembrar que, em algumas situações, os dois fenômenos podem estar sobrepostos – a pessoa pode ser bipolar e a pessoa pode ter personalidade borderline. Então para as duas situações é fundamental terapia e é fundamental avaliação psiquiátrica e uso de medicamentos, muitas vezes para controle e equilíbrio para a vida da pessoa.
Saiba mais:
“Aos 15 anos decidi que queria morrer”: conheça a história de Júlia
Transtorno bipolar pode ser confundido com depressão em jovens
Veja também:
Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube
“Aos 15 anos decidi que queria morrer”: conheça a história de Júlia
Transtorno bipolar pode ser confundido com depressão em jovens