Apesar de ser mais difícil encontrar motivação, temperaturas mais baixas favorecem o desempenho
Redação Publicado em 25/07/2022, às 09h00
“Doutor, queria começar a correr, mas os dias na minha cidade andam meio frios. Alguma dica?”
A corrida é uma atividade física muito boa para a saúde, desde que seja feita com as orientações e os cuidados adequados. Assim, vale atentar-se a algumas dicas que podem ajudar a continuar correndo mesmo em dias com temperaturas mais baixas.
O frio pode dificultar um pouco a nossa motivação, mas temperaturas mais amenas, entre 10ºC e 15 ºC, são excelentes para o desempenho, favorecendo uma prática mais confortável. Praticar atividades como a corrida em dias mais frios facilita a eliminação do calor produzido pelo corpo, o que ajuda na performance.
Confira:
Conheça alguns cuidados importantes para seguir na hora de encarar as baixas temperaturas correndo!
Antes da atividade em dias frios os músculos e as articulações estão frios e não estão prontos para o esforço. Se forem exigidos demais, você pode se lesionar. Por isso, é importante fazer exercícios de movimentação articular com pernas, braços, pés e quadril, aumentando o fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca. Faça, também, 20 minutos de caminhada ou de corrida leve antes do início.
As roupas ideais vão depender do frio, mas você pode precisar de uma calça legging e de uma blusa corta-vento. Se estiver muito frio, gorros e luvas são bem-vindos.
Não ache que, por transpirar menos, você precisa de menos água. Mantenha uma hidratação adequada para não perder rendimento ou se machucar e não espere sentir sede para tomar água.
Sente mais fome no frio? Saiba o que fazer para não engordar
Corrida envelhece? Entenda como o exercício mantém a pele jovem
4 dicas para participar da sua primeira corrida de rua!
Como escolher um tênis para correr?