Será que chá de camomila funciona mesmo?

Jairo Bouer fala sobre os possíveis benefícios da camomila para a saúde

Redação Publicado em 19/10/2021, às 09h00

Até agora, as pesquisas sobre a potência do chá de camomila têm se mostrado promissoras - iStock

“Doutor, chá de camomila funciona mesmo?”

Popularmente, o chá de camomila é muito conhecido por certas propriedades terapêuticas e alguns estudos realmente têm sugerido efeitos que ele pode promover para a nossa saúde.

O primeiro está relacionado a um certo alívio proporcionado pelo chá na redução da gravidade das cólicas menstruais e da ansiedade associada à dor provocada por elas. A camomila teria ainda alguns compostos que podem atenuar reações inflamatórias.

Além disso, outras pesquisas sugerem que a camomila pode ter uma certa ação de relaxamento e de diminuição da ansiedade, embora muito mais discreta do que os remédios que já são conhecidos.   

Confira:

As pomadas que contêm esse componente podem ser úteis para tratar problemas da pele: doenças inflamatórias, eczemas leves e por aí vai. Novamente, apesar disso, a camomila não é tão eficaz como a cortisona, normalmente utilizada para esse fim. 

Para finalizar, alguns estudos sugerem até benefícios adicionais para a camomila, como interferência no processo de osteoporose e redução de açúcar no sangue. Mas, em ambos os casos, a eficácia ainda precisa de uma comprovação melhor.  

benefícios tira dúvidas chá de camomila

Leia também

Estresse vs. ansiedade: como diferenciar?


Beber todos os dias para aliviar o estresse tem algum risco?


Minha filha de 8 anos sente cólicas. Ela já pode ficar mocinha?


Chá de kannjim funciona como estimulante sexual?