Sexo anal depois do sexo vaginal: o que fazer para não ter problemas de doenças?
Para evitar o risco de infecções, inclusive as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): o ideal é que o casal esteja sempre protegido, ou seja, usando uma camisinha para cada destino do corpo.
Assim, é importante trocar a camisinha caso esteja no sexo vaginal e decida fazer sexo anal, ou vice-versa. Uma opção é utilizar uma camisinha vaginal no primeiro caso, e depois, colocar a camisinha peniana ao fazer o sexo anal.
Retirar o pênis da vagina e logo levá-lo ao ânus, ou levá-lo do ânus para a vagina, traz um risco maior de infecções, já que micro-organismos que vivem normalmente em uma área, e que fazem parte daquela flora habitual, podem provocar uma infecção ao migrar para outro lugar.
Em resumo: é muito importante sempre trocar o preservativo quando mudar da penetração vaginal para anal e vice-versa. E a mesma lógica vale para os brinquedos sexuais!
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr