Redação Publicado em 13/07/2022, às 09h00
“Doutor, estou sofrendo de ejaculação precoce. Tem algum remédio natural que eu possa usar?”
Não existe nenhum remédio natural que ajuda a controlar a ejaculação precoce. A melhor forma de tratar essa questão é perceber que a principal causa está relacionada à ansiedade e à insegurança, mais comuns em quem está começando a vida sexual.
A tendência, portanto, é que, com tempo, experiência e intimidade com a parceria, o indivíduo consiga controlar mais essa ansiedade e, consequentemente, o tempo de ejaculação aumente.
Se mesmo na vida adulta a ejaculação precoce se mantiver, uma boa ideia é buscar ajuda médica, que poderá indicar quais as melhores estratégias para lidar com a ansiedade e, eventualmente, até prescrever o uso de um medicamento por um período limitado para controlar o tempo de ejaculação. Porém, isso só em algumas situações específicas. No geral, o controle da ansiedade consegue resolver essa questão.
Confira:
Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar a controlar a ejaculação precoce. Uma das estratégias é, no meio da relação, dar uma parada e/ou tirar o pênis de dentro da vagina. Ou, se for sexo oral, interromper por algum tempo. Outra ideia é mudar de posição.
Além disso, alguns homens fazem uso de géis retardantes e de camisinhas com efeito anestésico para diminuírem a sensibilidade da glande (cabeça do pênis). Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação. Porém, na prática, o efeito é muito modesto, já que a grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo a ansiedade.