Suspiros em excesso: o que pode ser?

Jairo Bouer explica o motivo dos suspiros e para que servem

Redação Publicado em 01/09/2021, às 09h00

Entenda se isso pode ser prejudicial ou não - iStock

“Tenho suspirado muito nesses últimos dias. O que pode ser?”

Jairo Bouer explica que o suspiro é um tipo de respiração mais profunda que está no meio das nossas respirações normais. “Em média, a gente suspira 12 vezes a cada hora de uma forma espontânea”, explica o médico. Em algumas situações, as pessoas podem suspirar mais ou menos. 

Mas quais são as funções do suspiro?

De acordo com Jairo, o suspiro serve para relaxar e diminuir um pouco a ansiedade, além de ajudar a exprimir algumas emoções. Por fim, algumas pesquisas ainda indicam que ele é muito importante para a manutenção da função pulmonar adequada. Isso porque os suspiros evitam que os alvéolos, ou seja, as estruturas pulmonares onde acontecem as trocas gasosas, colapsem.

Confira:

Mas e se os suspiros estão em excesso?

Isso pode indicar que a pessoa está, por exemplo, com alto nível de estresse, ansiedade e até com um quadro de depressão ou um problema respiratório. Então, se você começou a suspirar demais e isso tem se mantido por um tempo, talvez seja uma boa ideia consultar um médico para ver o que está acontecendo. Agora, se isso ocorreu em um dia ou outro, pode ser que seu corpo queira apenas lidar melhor com o estresse e a ansiedade.

Ouça o conselho completo:

respiração suspiro suspirar

Leia também

Volta às aulas: pediatra Ana Escobar ajuda a diferenciar gripe e Covid


Exercícios de yoga e de respiração podem ajudar crianças com TDAH


Usar cigarros eletrônicos e tabaco aumenta sintomas respiratórios


Máscara também protege da Covid-19 porque gera umidade, segundo estudo