Doutor, eu trabalho de dia e meu noivo, à noite, inclusive nos finais de semana. Nas folgas ele está um caco. O que que a gente pode fazer para manter o nosso relacionamento saudável?
É um desafio mesmo! Você está trabalhando de dia e à noite, você está mais disposta. O seu noivo está trabalhando à noite e, possivelmente, de dia ele descansa, ou está muito cansado.
O relacionamento de vocês, afetivo e sexual, pode estar impactado por essa diferença entre os ritmos de trabalho de vocês. O que eu recomendo? Tentar aproveitar essas folgas de uma maneira mais tranquila – por exemplo, vocês podem ficar mais em casa, ou saírem para passear, se isso ajudar a quebrar um pouco o estresse e as dificuldades do dia a dia.
É importante aproveitar esses momentos de descanso para recuperar as energias e tentar, na medida do possível, resgatar a convivência afetiva, emocional e sexual.
Se isso tudo estiver muito difícil, talvez seja o caso de pensar, no médio ou longo prazo, a possibilidade de os dois trabalharem no mesmo horário, ou então aproveitar férias ou pausas mais longas para tentar esse resgate.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr