Jairo Bouer explica os inúmeros malefícios desse hábito, incluindo piora no sistema imunológico
Redação Publicado em 12/02/2022, às 09h00
“Por que dormir pouco faz mal para a saúde?”
É fundamental que as pessoas consigam dormir entre 6 e 8 horas por noite. Quem não consegue dormir essa quantidade de horas, no dia seguinte costuma se sentir mais cansado, indisposto e irritado. O problema é que se isso virar um hábito, com o passar do tempo também pode prejudicar a saúde.
“O sono ajuda o sistema nervoso central a fazer uma espécie de limpeza das informações desnecessárias e manutenção das memórias necessárias”, explica Jairo Bouer. “É fundamental para a organização do funcionamento do nosso sistema nervoso”.
Segundo o médico, então, a privação de sono impacta negativamente as habilidades mentais e o estado mental. “Além disso, quem dorme mal fica com o sistema imunológico prejudicado, o que pode facilitar a instalação de uma infecção”.
Outro malefício é que quem dorme pouco também pode ter problemas respiratórios, já que fica mais vulnerável a gripes, resfriados e outras infecções respiratórias.
O sistema digestório também é prejudicado com a questão do sono, e vários estudos têm mostrado uma relação entre dormir pouco e obesidade.
Ouça a resposta completa:
Dormir mais pode ajudar na perda de peso, diz pesquisa
O que significam os sonhos eróticos?
Veja os melhores e piores lanches noturnos para seu sono e sua saúde
Estou me sentindo exausto; pode ser burnout?