Redação Publicado em 29/06/2021, às 09h00
Doutor, por causa da pandemia, voltei a morar com meus pais e estou arrasado. O que eu posso fazer?
Realmente a pandemia trouxe uma necessidade de adaptação e mudanças na vida de muita gente. Diversas pessoas precisaram deixar a “vida anterior” – na qual moravam sozinhos e se sentiam totalmente independentes – para voltar para a casa dos pais.
Em casos como esses, e já sendo adulto, retomar a convivência com os pais no dia a dia pode ser uma tarefa difícil e as coisas podem não funcionar tão bem.
O primeiro ponto para lidar com isso da melhor forma é entender que essa é uma situação momentânea, definida apenas por conta da pandemia. É uma fase de transição e que, assim que tudo isso passar, logo poderá retornar à “vida anterior” e voltar a morar sozinho de novo.
Confira:
Outro ponto importante é que a pessoa não precisa - e nem deve - sentir-se desmoralizada porque voltou a morar junto com os pais. O ideal é tentar encarar esse contexto como um momento oportuno para estar mais próximo a eles, conversar sobre coisas que ficaram mal resolvidas no passado, economizar dinheiro e reprogramar a vida.
Tente entender essa fase como algo produtivo e transitório, e não chato e aborrecido. É apenas um período que precisa ser vivido até que a pessoa possa reassumir a sua “vida anterior” e seguir o seu caminho.