Redação Publicado em 20/08/2021, às 19h00
“Doutor, a cabecinha do pênis ralando na entradinha da vagina sem gozar tem risco de gravidez?”
A resposta é não. Não há chances de engravidar nessa situação porque o risco de gravidez está na penetração, ou seja, quando o pênis é introduzido dentro da vagina e o homem ejacula sem nenhum tipo de proteção (camisinha ou pílula).
Porém, é preciso ter cuidado se considerar que, ao ter a “cabecinha” na entrada da vagina, é muito rápido para relação evoluir, escorregar lá para dentro e depois ficar difícil de se controlar.
@jairobouer “CABECINHA NA ENTRADINHA. TEM RISCO DE GRAVIDEZ?” 🚨#d#uvida #g#ravidez #e#ngravidar #g#ravida #d#icas
♬ som original - jairobouer
Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto no conjunto de líquidos conhecido como sêmen – ou esperma –, e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal.
Assim, apesar de o maior risco de gravidez estar na penetração, existe a possibilidade – mesmo que menor – de acontecer uma gestação a partir da introdução dos dedos com esperma.
Em situações como essa, tudo depende da quantidade de sêmen que estava no dedo no momento da masturbação e se a mulher estava no seu período fértil. É muito difícil estimar uma probabilidade de gravidez, mas também não dá para descartar o risco.
Por isso é importante que, depois de ejacular, o homem sempre limpe bem as mãos antes de tocar na parceira. Além disso, não custa lembrar: use sempre camisinha desde o início da relação sexual para evitar não só uma gravidez indesejada como também as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Confira:
Depende. Tecnicamente, gozar fora não engravida. Se não houver penetração e o homem ejacular fora da vagina, não tem como o espermatozoide escorregar pelo corpo da mulher até chegar ao óvulo. Ou seja, gozar na perna, na mão, na calça ou na calcinha não apresenta chances de gravidez.
Entretanto, existem duas questões que podem acontecer em situações como essa e que, consequentemente, transformam o “gozar fora” em uma prática com risco de gravidez.
Se um casal transar sem camisinha e o homem retirar o pênis apenas na hora de gozar, o risco existe, sim! O líquido que sai do pênis antes da ejaculação – conhecido como líquido pré-ejaculatório – pode conter espermatozoides, principalmente se ele tiver se masturbado ou ejaculado algum tempo antes daquela relação.
Isso significa que, durante a penetração, alguns espermatozoides que eventualmente estejam no líquido pré-ejaculatório podem ir parar dentro da vagina. Se estiver no período fértil, isso já é suficiente para uma gravidez. Lógico que esse risco é menor do que se ele ejacular dentro, mas existe e a dica é não vacilar.
Outro contexto que gera risco de gravidez é o “coito interrompido” (tirar o pênis de dentro da vagina na hora de ejacular). Às vezes, se o homem está sem camisinha, corre o risco de ele perder o controle e gozar um pouco dentro da vagina antes de retirar o pênis.
Por essa e outras razões, esta prática não é indicada como método contraceptivo.
Veja também: