Algumas mudanças podem parecer difíceis no início, mas elas são possíveis
Dr. Jairo Bouer Publicado em 12/01/2024, às 19h00
Como ter hábitos e rotinas mais saudáveis? É comum falarmos "na próxima semana, vou começar uma dieta, vou voltar para a academia, vou prestar mais atenção em mim, tomar mais conta dos meus relacionamentos etc".
A gente costuma fazer essas projeções, mas temos uma tremenda dificuldade de iniciar essas mudanças, e, uma vez iniciadas, de incorporá-las às nossas novas rotinas.
Um estilo de vida saudável tem a ver com a continuidade de uma proposta que você faz para você mesmo(a). Nós, seres humanos, temos uma certa tendência à acomodação, a nos adaptarmos a uma zona de conforto.
Qualquer coisa que ameaça essa zona de conforto pode gerar uma certa preguiça e uma resistência: "Ah, vou ter que abrir mão de alguns alimentos, vou ter que me esforçar para fazer atividade física, vou ter que parar um tempo para cuidar de mim e perceber como estou me sentindo?"
Sim. Isso mesmo. No começo essas questões podem parecer um pouco mais difíceis, ou podem até parecer objetivos inalcansáveis, mas elas são realizáveis, sim.
Essas questões, que a gente chama de fatores modificáveis do estilo de vida, e que podem trazer mais bem-estar, qualidade de vida e saúde, exigem que a gente tome iniciativa.
Esse começo não precisa ser muito ambicioso, você pode ir passo a passo, para não se frustrar com um projeto que você não consegue alcançar.
À medida em que fazemos essas transformações, elas podem ser incorporadas à nossa nova rotina. O começo do ano é inspirador para a gente pensar nessas possibilidades, por isso, aproveite!
Sexualidade: é preciso ajudar quem sofre preconceito
Saúde mental: cuidado com o autodiagnóstico
Por que os homens resistem em buscar ajuda?
12 passos para ter mais qualidade de vida