Dá para romper o hímen durante a masturbação?

Leitora questiona ainda se existe o risco de gravidez quando o parceiro introduz os dedos na vagina

Redação Publicado em 19/08/2021, às 13h45

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

“Doutor, meu namorado quer me masturbar com a mão dele. Rompe hímen? Engravida?”

O primeiro ponto é: mão e dedo não engravidam, o que engravida é pênis ejaculando dentro do canal vaginal. Em segundo lugar, normalmente, quando o garoto masturba a parceira – ou ela mesma faz a masturbação – ocorre, basicamente, a manipulação da região do clitóris, que fica na área externa e não dentro da vagina.  

Porém, se o parceiro, eventualmente, introduzir os dedos no canal vaginal, é fundamental ir com calma para não ter risco de romper o hímen.  

E se os dedos estiverem sujos de sêmen?

Apesar de o maior risco de gravidez estar na penetração e na dentro da vagina, existe a possibilidade – mesmo que menor – de acontecer uma gestação se alguém introduzir os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.

Vale ressaltar que, para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen ou esperma e esse fluido deve ser depositado dentro da vagina. 

Confira:

Em situações como essa, tudo depende da quantidade de sêmen que estava no dedo no momento da masturbação e se a mulher estava no seu período fértil. É muito difícil estimar uma probabilidade de gravidez, mas também não dá para descartar o risco.

Por isso é importante que, depois de ejacular, o homem sempre limpe bem as mãos antes de tocar na parceira. Além disso, não custa lembrar: use sempre camisinha desde o início da relação sexual para evitar não só uma gravidez indesejada como também as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Dá para "perder a virgindade" com a masturbação?

Em primeiro lugar é preciso definir o que é virgindade. Muita gente acha que isso tem a ver com a ruptura do hímen, uma questão anatômica. Já outras pessoas acreditam que o que importa é se houve uma relação sexual, isto é, o contato íntimo entre pessoas (sexo oral ou anal, por exemplo). 

Assim, se a questão da virgindade for atribuída ao hímen, é possível, sim, rompê-lo durante a masturbação caso os dedos ou algum objeto sejam introduzidos com muita força dentro da vagina. 

Vale lembrar que nem toda mulher sangra ou sente dor quando o hímen é rompido. Embora o desconforto e o sangramento sejam comuns - e até encarados como prova de que a mulher perdeu a virgindade -, não é assim para todas. Algumas podem estar tão relaxadas e excitadas que não sentem incômodo algum, além do tipo do hímen também influenciar a probabilidade de haver sangramento ou não.

Veja também:

masturbação hímen tira dúvidas risco de gravidez

Leia também

Meninas que usam vibradores podem ser consideradas virgens?


É normal sangrar durante a masturbação?


Se masturbar todo dia faz mal?


Oito dicas para não ter problemas com brinquedos eróticos