Você já ouviu falar em sensibilidade à ansiedade? É o medo que algumas pessoas têm das sensações corporais relacionadas à ansiedade, como coração acelerado, suor ou falta de ar.
Uma nova pesquisa mostra que pessoas com níveis elevados de sensibilidade à ansiedade tendem a se envolver menos em atividades físicas. Quanto mais intensa é a atividade, mais forte é essa ligação, segundo o artigo publicado no periódico Mental Health and Physical Activity.
Muitos estudos já comprovaram que a atividade física é fundamental para melhorar o nosso bem-estar, e até para evitar e aliviar sintomas de diversos transtornos de saúde mental, inclusive a ansiedade.
Mas pessoas com alta sensibilidade à ansiedade tendem a se envolver em comportamentos menos saudáveis, como o uso de substâncias (como álcool e drogas) para tentar aliviar os sintomas. E elas evitam atividades que podem elevar ao aumento dos batimentos cardíacos e do suor, o que inclui exercícios físicos.
É importante levar essa questão em conta ao se indicar a prática de atividade física a pessoas que sofrem desse tipo de ansiedade. É possível que elas se beneficiem com acompanhamento mais próximo durante os exercícios físicos e com aumento mais gradual da intensidade.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr